A propaganda da Sabesp

Há uns dias atrás, logo após assistir uma reportagem sobre a Corrida de São Silvestre, acabei por assistir também um comercial da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Minha primeira reação foi estranhar o fato, já que eu resido no Rio e estava assistindo à programação da Rede Globo para o Rio de Janeiro. Depois, parei para pensar e percebi que a propaganda poderia se justificar pelo fato da Corrida de São Silvestre se realizar em São Paulo.

Alguns dias se passaram e eu presenciei mais um comercial da Sabesp passando na televisão da minha sala. Dessa vez o evento era novamente esportivo, porém, realizado no Rio de Janeiro. Algo que envolvia bicicletas e que ocorria no Aterro do Flamengo.

Dessa vez minha reação foi outra. Comecei a procurar um motivo para a Sabesp, empresa restrita ao Estado de São Paulo, estar comprando horários comerciais em rede nacional. Logo me veio à mente a possibilidade da publicidade da Sabesp estar sendo um meio de demonstrar os feitos do Governo do Estado do São Paulo para todo o país.

E qual seria o interesse do Governo de São Paulo? Ora bolas, José Serra é o Governador e é um presidenciável. Natural que queira que os bons feitos de seu governo sejam divulgados do Oiapoque ao Chuí. O problema é que o dinheiro do contribuinte paulista não está aí para isso.

Fiquei com esses pensamentos e essas conclusões na mente mas fiquei quieto. Não comentei com amigos, não escrevi sobre isso no blog, nem nada. Eis que estou lendo o blog da cientista política e jornalista Lucia Hippolito e não é que encontro uma postagem sobre a tal propaganda da Sabesp? E mais, ela chegou à mesma conclusão: Está parecendo propaganda de José Serra.

Diz Lucia que até o desembargador Alberto Motta Moraes, presidente do TRE-RJ, manifestou estranheza com a veiculação de publicidade da Sabesp no Estado do Rio. A resposta de Lucia para ele foi exatamente o que eu estava pensando: “até no Acre a Sabesp está fazendo propaganda”.

A conversa entre Lucia e Motta Moraes ocorreu em uma entrevista levada ao ar pela CBN-Rio e, consequentemente, repercutiu.

Diz Lucia, que recebeu um e-mail de Paula Fontenelle e, depois, reproduz tal e-mail na íntegra. No referido e-mail, Paula tenta defender a Sabesp, dizendo: “A Sabesp é uma das quatro patrocinadoras do Verão Espetacular, da Rede Globo, cuja programação inclui a realização de dezesseis competições esportivas em diversas cidades do Brasil. Além do interesse da empresa em incentivar atividades diretamente associadas à saúde e ao bem-estar, várias dessas modalidades esportivas serão promovidas na cidade e no litoral paulista. […] Portanto, a visibilidade nacional adquirida pela empresa este mês deve-se diretamente ao fato de que não existem cotas publicitárias locais ou regionais no Verão Espetacular. Todos os anúncios são obrigatoriamente veiculados em território nacional. […] Independentemente do patrocínio do Verão Espetacular, é preciso esclarecer que desde a vigência das Leis Estaduais Nos 12.292/2006 e 1025/2007 a Sabesp pode atuar não só em âmbito regional, como nacional e internacional. Ou seja, a empresa está legalmente amparada para prestar seus serviços em outros estados, inclusive no Acre, exemplo selecionado pela jornalista em seu comentário ao presidente do TRE do Rio, Dr. Alberto Moraes […] Reiteramos que os investimentos da Sabesp em publicidade são de interesse público e não se pautam em agendas políticas como foi levantado durante a entrevista.”

A resposta de Lucia Hippolito foi agradecer pelas informações e esclarecer que as dúvidas sobre o assunto não são exclusividade dela. Diz ainda para Paula Fontenelle: “Está sendo considerada propaganda eleitoral do governador José Serra. Talvez fosse interessante, para a imagem da empresa, fazer uma campanha de esclarecimento, contando exatamente o que você me contou em sua correspondência. Justamente para que não pairem dúvidas a respeito da correção ética da Sabesp, nem interpretações equivocadas sobre possível uso eleitoral da empresa e do dinheiro dos contribuintes paulistas”.

Concordo plenamente com ela. Acho que pode ser verdade que a propaganda da Sabesp não tenha nada a ver com promoção pessoal do Governador José Serra e que não seja, para fins políticos, que o dinheiro do contribuinte esteja sendo utilizado. Porém, que está parecendo, está. E, por isso, a Sabesp deve esclarecer tudo da forma como gostava aquele personagem da “Escolinha do Professor Raimundo”, ou seja, “nos mínimos detalhes”.

Uma coisa pelo menos é certa. Eu não estava imaginando coisas quando liguei os comerciais da Sabesp ao Governador. Muita gente fez o mesmo. Para o bem da democracia brasileira, tomara mesmo que não tenha nada a ver. Dou a Serra o benefício da dúvida.

Quem quiser ler a postagem de Lucia Hippolito na íntegra, pode, simplesmente, clicar aqui.

1 comment so far

  1. bereba on

    “Concordo plenamente com ela. Acho que pode ser verdade que a propaganda da Sabesp não tenha nada a ver com promoção pessoal do Governador José Serra e que não seja, para fins políticos, que o dinheiro do contribuinte esteja sendo utilizado. Porém, que está parecendo, está. E, por isso, a Sabesp deve esclarecer tudo da forma como gostava aquele personagem da “Escolinha do Professor Raimundo”, ou seja, “nos mínimos detalhes”.”

    A Sabesp é uma empresa de economia mista, com ações na bolsa de valores de São paulo e Nova York que vive da arrecadação da tarifa pelos serviços prestados, não tem “dinheiro do contribuinte”.
    Além disso, pela Lei complementar 1.025/ 07 onde foi estendida as suas atribuições ela está atuando em outros estados do país e até outros países. Dêem uma pesquisada por Alagoas, Espírito Santo, Panamá, Costa Rica, Espanha (Agbar)e etc… e vcs verão que a Sabesp já está atuando fora do estado de São Paulo.


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