Número de filiados dos partidos políticos

LEIA TAMBÉM: “Número de filiados dos partidos políticos [2]“

Estive fazendo algumas pesquisas hoje e alguns dados me chamaram a atenção. Entre eles, a estimativa de quantos filiados os partidos brasileiros têm atualmente.

Poderia se pensar que o que me chamou a atenção foram as diferenças entre um partido e outro no que diz respeito ao número de filiados, mas não foi. A disparidade exibida já era mais ou menos conhecida por mim. É por mim sabido que o PMDB é o maior partido e que atrás dele vêm partidos como DEM, PT, PSDB, PDT, PP e PTB.

O que me chamou a atenção foi que se somarmos o número de filiados de todos os partidos políticos brasileiros chegaremos a um número relativamente alto, algo em torno de 10 milhões de pessoas aproximadamente.

Partindo do pressuposto de que quem se filia a um partido tem consciência política, me surpreendi com o número. Eu não gostaria que isso fosse verdade mas, fato é, que não devem existir 10 milhões de pessoas no Brasil interessadas nesse tipo de tema a ponto de se filiar a um partido.

Será mesmo que esses números estão corretos? Será que eu estou subestimando a consciência política do brasileiro? Ou será que, na realidade, consciência política não é um pré-requisito real para ser filiado a um partido, e sim, conveniência ou interesse? Pode ser também que muitos filiados tenham o feito a pedido de alguém que os lidera intelectualmente.

Enfim, fiquei encucado. Procurarei saber mais. Se alguém tiver alguma opinião, os comentários estão aí para isso.

Como informativo, segue a lista de Partidos Políticos e seus respectivos números de filiados:

PMDB – 2.073.176

PP – 1.264.982

PSDB – 1.189.876

PT – 1.152.595

PTB – 1.029.325

PDT – 1.019.115

DEM – 1.001.204

PR – 719.787

PSB – 412.064

PPS – 408.376

PSC – 264.019

PV – 249.093

PC do B – 237.840

PMN – 184.474

PRP – 177.681

PRB – 176.594

PSL – 158.333

PTC – 137.741

PSDC – 130.046

PT do B – 124.734

PHS – 106.033

PTN – 92.225

PRTB – 87.354

PSOL – 29.816

PCB – 15.929

PSTU – 13.191

PCO – 3.084

48 comments so far

  1. Carlos Caldas on

    Engraçado, Bruno, os tucanos são em maior número que os petistas…E aquele projeto petista de filiar mais de um milhão antes da reeleição do Lula?
    Óbvio que o estardalhaço petista não se compara e até por conta da participação em projetos ditos sociais a gritaria e o apelo é maior. Conheço somente um colega meu que se diz tucano de carteirinha, no entanto, conheço mais petista filiado que gente. Brincadeira.

  2. Bruno Kazuhiro on

    Carlos,

    Obrigado por mais esse comentário.

    Realmente existe uma forte militância do PT, até por ser de esquerda, porém, ainda assim, acredito que existam distorções, para mais, nesses números. Eu mesmo conheço poucos filiados e acho que isso é sintomático, embora eu viva no Rio de Janeiro e, aqui, o PT, por exemplo, não tenha uma militância tão forte assim.

    Volte sempre!

  3. geraldo souza freitas on

    gostaria de informações como pesquisar, qual o partido estou filiado.

    grato.

    montes claros -mg

  4. Bruno Kazuhiro on

    Geraldo,

    Obrigado pelo comentário.

    Acredito que se você está em dúvida sobre em qual partido está filiado, deve entrar em contato com os dois, ou mais, que você entende como podendo ser aqueles a que você estaria filiado. Acredito que a confusão se dê por filiações em partidos diferentes, sem confirmação de desfiliação de nenhum deles.

    Convido-o a visitar o novo Perspectiva Política: http://perspectivapolitica.com.br

  5. Amanda on

    EDUARDO SEMPRE FUI UMA GRANDE ADIMIRADORA DO PCO E ESTANDO EU ENTERECADA EM TRAZER ESSE PRTIDO PARA A CIDADE DE CANDEIAS COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO COM VC DEIXO MEU TELEFO9NE P CONTATO 71-3605-3789-71-81227916 AGUARDO RESPOTAS.

  6. Marcos Moro on

    Olá, obrigado pelas informaçoes…Usarei elas como fonte em meu projeto de Inicição Cientifica…

    • Anônimo on

      sou cicero manoel dos santos gostaria de saber se estor filiado no pv

  7. Giovano de Andrade Nascimento on

    Gostaria saber si estou filiado algum partido, porque fui uma epoca e não sei se realizei minha desfiliação pois viajei e não sei , preciso saber como faço para saber se estou filiado.

  8. OLÁ ALEXANDRE GALLO!
    No momento estou morando em Goiânia.

    Sou Presidente do conselho de saúde e represento 10 bairros e diga-se de passagem, que esses bairros estão muito bem representados.

    O Prefeito aqui é Íris Rezende o todo poderoso do (PMDB) de ponta a ponta de Mário Covas,Montoro,Quercia,Serra e Alckmim etc.
    o Governador é ALCIDES RODRIGUES DO (PP) Partido criado pelo Sr.Paulo Maluf ( O ROUBA MAS FAZ )

    Está faltando um partido de extrema esquerda para mostrar a diferença do falar que é moda nos partidos, do Agir que é lição de casa de esquerda.

    Alguns moradores cogitam sobre comandarmos um partido para defendermos os trabalhadores,que vendem sit pass no eixo METROBUS , defendermos os camelôs e funcionários dos correios e a própria população.

    Sei que preciso representar um partido político contra o prefeito e Governo mas com as malditas coligações,de nada adianta ter um partido em mãos e rezar por cartilha escrita, não é a minha práia. Eu sou o MÁXIMO e gosto de construir a minha própria história na minha própria cartilha de vida.
    Alexandre, eu sei que é difícil conseguir ser presidente Estadual do seu partido. Quando n”outra época, eu liderava um grupo de 15 pessoas fortes em Osasco fiz algumas reuniões com você e acabei perdendo para o negociador de legenda na malandragem política de tabajara e companhia que conseguiu enganar até mesmo a sua inteligência e sabedoria e experiência política.

    Aquilo me deixou sem vontade de continuar na vida política.

    Após algum tempo você Alexandre, ligou para a minha casa em Osasco e me ofereceu o PÇO.

    Por não estar mais interessado em política eu agradeci e não peguei o partido.

    E olha que Eu estava disputando com o Grupo do Professor,não me lembro agora do nome, o grupo do Tabajara e resolvi parar.
    Porque eu deveria continuar? Não queria o partido para ganhar dinheiro, apenas para concorrer a cargo de Prefeito de Osasco. Caso ganhasse a liderança do Pco eu queria sair Prefeito. Foi uma disputa onde não houve ganhador. Somente perdedor.

    Companheiro Alexandre Gallo, agora estou numa situação em que o povo está do meu lado, e preciso de um partido sério para ganhar os dividendos políticos.

    ANTONIO MAXIMO CX.POSTAL 24 CEP.74.003.901 GOIANIA -GO
    (62)3284.2005 (OI)(62) 8409.2757

    QUERO COLOCAR O PCO NA MÍDIA DE GOIAS. SAIR NA PRÓXIMA ELEIÇÃO DE GOVERNADOR, PREFEITO ETC.

    QUERO SER O PRESIDENTE DO VOSSO PARTIDO AQUI EM GOIÁS.

    SÓ ASSIM EU ME ENCORAJO PARA ENTRAR NA POLÍTICA.

    O PCO TEM TUDO PARA CRESCER AQUI POIS O POVO É BRIGUENTO PELOS SEUS DIREITOS.

  9. OI ALEXANDRE

  10. jose marocs de sozua ribeiro on

    saudação!
    gostaria de saber qual o partido que estou filiado titulo de eleitor 017576472240

    • elza on

      ola gostaria de saber se eu posso me desfliar de um partido e me filiar a outro e desputar uma cadeira de veradora obrigada.

  11. Anônimo on

    quero mim afiliar e nao sei como mim fala o que devo fazer para mim afiliar ao ptn

  12. orlando vieira romeiro on

    quero mim filiar ao ptn mas não sei como eu nao estou conseguindo mim liga mim fala o que fazer 77 99419721

  13. lindiana Rocha on

    Bruno entendo seu estranhanento quanto ao numero de filiados aos partidos politicos, comigo sucedeu um caso que ilustra seu pensamento, há alguns anos me filiei a um partido a pedido de um parente que queria se candidatar a um cargo eletivo e como condição para ter o nome aprovado teria que conseguir um determinado numero de filiados, dai se deu minha filiação a um partido que sequer conta com minha simpantia.

  14. ezequiel bento da silva on

    quero saber se meu nome sta afiliado no pt

  15. marisa on

    gostaria de saber se estou filiada a este partido

  16. nelson de oliveira breta on

    sou de xerém duque de caxias rj.e gostaria de saber como eu devo fazer para me filiar ao partido do ptc para me candidatar a veriador em 2012.eu ficaria muito feliz de fazer parte desta familha.

  17. elia antonio on

    olá sou de pilão arcado ba,eu preenchi um formulário no site do pmdd me filiando no partido e gostaria de saber se já faço parte dessa família, pois pretendo me candidatar a veriador em 2012 pelo meu município, me der uma resposta o breve posível obrigado.

  18. elis antonio on

    me passei despecebido colocando meu nome na verdade eu me chamo elis antonio.

  19. gostaria de saber se estou afiliado ao partido prp gostaria que mandasse a resposta urgente ñ posso perder tempo.
    att.
    jose lito goncalves dos santos

    data 19/12/10

  20. Beto on

    Bom dia, Bruno.

    Esses dados são nacionais e, provalvemnet, conseguiu junto ao TSE. Para conseguir dados municipais sobre o número de filiados de determinado partido, consigo isso no TRE ou no Carorio Eleitoral da cidade? E, esses dados são abertos ao público, mesmo não sendo filiado? É necessário alguma auotrização do presidente do partido?

    Agradeço

    Beto

  21. fernando frederico on

    poque que em caxias nao tem uma sede do partido pp.

  22. cristiane ribeiro on

    Boa ,tarde quero fazer partido do PCo como faço para ser aceita!desde ja agradeço sua(S) resposta.

  23. BRUNO on

    Eu quero a filiar mas nao conssigo porque BRUNO DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS

  24. Anônimo on

    eu ,jean carlos mariosa sou de poços de caldas quero saber como faço para filiar ao partido do psdb, e quais são os requisitos necessarios para mim filiar.

  25. Anônimo on

    ME mandem uma orientação com eu faço para filiar

  26. Jean Mariosa on

    como faço, para fialiar ao psdb, quais sãos os requisitos que presciso para mim, iniciar como iniciante, muito onrigado

  27. luca silveira on

    ola
    queria saber em qual partido so feliador…pq eu esquecer

    tbm quereia saber como eu fasso pra mim camdidata pra verarador 20011

  28. PEDRO GOMES DA COSTA on

    eu quero minfiliar a o pmn

  29. PEDRO GOMES DA COSTA on

    eu quero minfiliar a o pmn em 2012

  30. cicero santos on

    gostaria de saber cual partido eu estor filiado em 2o11 cicero manoel dos santos

  31. pedro gomes da costa on

    gostaria de me afiliar psb

  32. FÁBIO DIAS on

    Boa noite,

    Quero me filiar ao partido PMN.Moro em Montes Claros-MG.O que devo fazer…Aguardo resposta.

    Grato,

    Fábio Dias

  33. cicero santos on

    sou cicero manoel dos santos eu moro em sertania pe gostaria saber ce estor filiado no patido verde pv

  34. cicero santos on

    sou cicero manoel dos santos eu moro em sertania pe gostaria saber ce estor filiado no patido verde pv por farvo mim de aresposta logo porcuer se eu ainda tiver dentro do prauso eu vo pra outros partidos quer mim asceite muinto obrigado quero mim canidata para veriador em 2o12

  35. Marilza on

    gostaria de saber se estou filiada em algum partido.

  36. LUIS ADRIANO PASSARELO on

    OI EU SOU O LUIS MORO NA CIDADE DE SERTAOZINHO SE DEUS ASSIM PREPARAR E SE FOR ASSIM A SUA VONTADE IREI ME CANTIDATAR PARA VEREADOR EM 2012 PORTANTO GOSTARIA DE SABER SE ESTOU FILIADO AO PARTIDO PSC MEU NOME É LUIS ADRIANO PASSARELO SEM MAIS MINHAS CONSIDERAÇAO A TDS Q LER ESSE AVISO MUIT OBRIGADO UM FORTE ABRAÇO A TDS E Q DEUS NOS DE SABEDORIA PARA ENTRA E SAIR NO MEIO DO POVO

  37. LUIS ADRIANO PASSARELO on

    HA AVIA ME ESQUECIDO SOU DA CIDADE DE SERTAOZINHO SP

  38. Antonio Correia Lima on

    Buscando informação sobre o número mínimo de filiados para a existência de um diretório municipal, descobri esta página, que achei, por demais, interessante. Coloco aqui a minha contribuição para quem quer saber em que partido está filiado.
    Clique no link abaixo > http://filiaweb.tse.gov.br/filiaweb/filiacao/relacao/consulta.seam

  39. natalia arleia ferreira cardoso mendes on

    eu me filiei ao partido do psc, mas não tive qualquer contato com os responsaveis, nem me ligaram ou qualquer coisa do genero.
    gostaria que vcs entrassem em contato comigo para reunioes e ate mesmo responder minhas perguntas e esclarecer minhas duvidas, gostaria de sair noi proximo ano devereadora do meu bairro, pq acredito que a politica vai resolver um poucos dos nossos problemas sociais.
    ja me chaman veresdora da valter dester, para mim e muito gratificante, mas preciso da ajuda do partido, espero resposta em breve.

  40. pstorjoao03@bol.com.br on

    amigo ou amiga comunica a respeito da minha pré candidatura para vereador por mail. por favor comunica os dias das campanhas e dias de sembreias para que eu posso participar também com voçés atensiosamente obrigado

  41. Carlos Antonio on

    Gente me filiei ao PV no início do ano e me parece que o meu nome não está na lista dos filiados? Quer dizer que não vou poder me candidatar a vereador em 2012?
    Alguém pode me responder?
    obrigado
    Meu email é: carlostonycaa@hotmail.com

  42. maria da piedade andré gonçalves on

    Passeandopasseando,,,,,,,,,,,,,,,,,,clicandoclicando………………Deparei, nesta coluna quanto errro de português,é lamentável ter que lêr tanta besteira. MIM filiar MIM candidatar,o correto seria para eu me filiar,para eu me candidatar. Por favor, antes de escrever consulte o Aurélio, agradecemos.

  43. Anônimo on

    o que preciso para mi filiar ou psc,jair goncalves nery itabuna-bahia,meu endereco rua bela vista 27 itabuna-ba cep 45604.515

  44. ilario de jesus carvalh on

    Eu vir que a nacao muito grande e eporisso queeu quero fazer parte deste grupo para pode. defender o meu povo sofrido da minha pequena cidade de Barra do corda-Ma obrigado por me ovir e expero poder fazer parte deste grupo…

  45. geraldo cardozo ramos on

    eu Geraldo Cardozo ramos fui filiado ao pt hoje sem partido não consta o meu nome nem q fui filiado ao pt e também ao pmdb.


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

